Credenciamento de Docentes

Condições para o credenciamento de docentes internos e externos e periódico dos docentes internos e externos à Instituição

  1. Produção Intelectual
    1. Possuir, pelo menos, 3 (três) artigos A2 ou superior, no sistema Qualis CAPES ou JCR superior a 1,0 publicados no quadriênio. Combinações diferentes desta, com publicações em QUALIS ou JCR superiores ou inferiores, serão avaliadas pela CPG do PPGGero.
    2. Ao menos 2 (dois) destes artigos devem ser resultado de projeto de pesquisa de autoria do docente solicitante ou produto de sua orientação direta.

  2. Experiência de Orientação
    1. Ter concluído, pelo menos, 1 (uma) orientação de iniciação científica com fomento de agência de pesquisa ou ter concluído, pelo menos, 1 (uma) orientação de especialização, mestrado ou doutorado.
    2. Para ser orientador de doutorado, o docente deve ter concluído pelo menos uma orientação de um Mestrado.

  3. Obtenção de fomento à pesquisa
    1. Ser ou ter sido coordenador ou pesquisador de projeto financiado por órgãos de fomento à pesquisa que tenha sido avaliado pelo sistema de avaliação por pares (peer-review) nos últimos 5 (cinco) anos.

  4. Outros critérios a serem atendidos
    1. A produção intelectual do quadriênio, a linha de pesquisa e o grupo de pesquisa a que pertence o docente devem ser pertinentes à área de concentração do Programa e a, pelo menos, uma das linhas de pesquisa do mesmo.
    2. A solicitação de credenciamento deverá ser encaminhada para a coordenação do Programa, que a remeterá à apreciação da CPG do PPGGero para análise e emissão de parecer.
    3. No momento da solicitação do credenciamento, o novo docente deverá propor o oferecimento de uma disciplina e/ou integrar-se ao corpo docente de uma disciplina já oferecida. Ademais, deve oferecer a disciplina “Tópicos” com 8 (oito) créditos, relativa à orientação de seus estudantes.

O docente que não atender ao inciso I na sua totalidade, mas atender aos incisos II, III e IV, será avaliado individualmente pela CPG do PPGGero sobre a possibilidade de credenciamento como docente colaborador.

Poderão ser credenciados como professores visitantes, docentes de outras instituições nacionais ou internacionais, com notório saber, por período não superior a 2 (dois) anos.

Cumprindo-se as condições citadas acima, segue a relação de documentos para o credenciamento no PPGGero

  1. Curriculum Lattes, atualizado e documentado, destacando a produtividade científica dos últimos 5 (cinco) anos e credenciamento no grupo de pesquisa do CNPq;
  2. Carta à coordenação de Pós-Graduação solicitando credenciamento, especificando o campo de pesquisa e incluindo programa da(s) disciplina(s) que pretende oferecer ou a disciplina já oferecida a qual pretende integrar o corpo docente;
  3. Plano de trabalho detalhado, com a perspectiva da linha de pesquisa a ser desenvolvida no PPGGero.

As informações completas estão disponíveis nas Normas Complementares do PPGGero, aprovadas em 06.03.24

Formulário

Formulário para credenciamento docente no PPGGero (.docx 355 kB)