Disciplinas

O pós-graduando deverá integralizar 14 créditos em disciplinas obrigatórias e no mínimo 21 créditos em disciplinas eletivas devidamente regulamentadas pela Comissão de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero). A escolha das Disciplinas eletivas será realizada pelo aluno em conjunto com seu orientador. 

Disciplinas e Horários por Semestre/Ano

Disciplinas Obrigatórias

Nome: Fundamentos teóricos da Gerontologia

 

Créditos: 6 créditos

Ementa: Conceitos básicos em gerontologia. Fundamentos filosóficos da atualidade. Filosofia analítica e racionalismo crítico. Correntes teóricas em Gerontologia. Teorias biológicas do envelhecimento. Biomarcadores. Teorias sociais do envelhecimento. Teorias psicológicas do envelhecimento. O cuidar/cuidado em Gerontologia. Aspectos metodológicos e modelos de intervenção em Gerontologia.

Nome: Métodos de pesquisa aplicados à Gerontologia

 

Créditos: 8 créditos

Ementa: Ciência e conhecimento.Método científico: observação, hipótese, experimentação, indução, dedução, análise e síntese. Métodos de pesquisa aplicados em Gerontologia: abordagem quantitativa, qualitativa e mista.Etapas da pesquisa científica e modelos de pesquisa experimental verdadeira, quasi-experimental e não experimental aplicados em Gerontologia. Nível de evidência científica.

 

Disciplinas Eletivas - Saúde, Biologia e Envelhecimento

Nome: Saúde mental e cognição

 

Créditos: 6 créditos

Ementa: Pesquisas nas áreas de cognição e saúde mental. Influências dos transtornos mentais na avalição cognitiva. Alterações comportamentais e declínio cognitivo. Associação e correlação entre apoio social, fatores ambientais, cognição e saúde mental. Cognição e saúde mental do cuidador. Novos instrumentos para avaliação cognitiva. Possibilidades terapêuticas em saúde mental e cognição: onde estamos e para onde estamos caminhando?

Nome: Saúde, Envelhecimento e funcionalidade

 

Créditos: 6 créditos

Ementa: Atualizar conceitos de saúde relacionados ao processo de envelhecimento. Políticas públicas e envelhecimento. Estratégias de proteção, prevenção e promoção da saúde para promoção do envelhecimento bem sucedido. Conceitos relacionados aos aspectos funcionais da pessoa idosa. Instrumentos de avaliação de condições de saúde e funcionalidade.

 

Nome: Marcadores Biológicos do Envelhecimento

 

Créditos: 6 créditos

Ementa:Marcadores biológicos no estresse oxidativo. Telômeros e telomerase. Senescência celular. Marcadores biológicos no câncer. Marcadores biológicos do envelhecimento do sistema imune. Marcadores biológicos e hormônios. Marcadores biológicos na doença de Alzheimer. Marcadores biológicos e sua relação com a genética. Marcadores biológicos nas doenças crônicas musculoesqueléticas. Critérios para classificação de marcadores biológicos. Métodos de avaliação de marcadores biológicos locais e sistêmicos.

Nome: Bioestatística

 

Créditos: 6 créditos

Ementa: Tipos de dados e tipos de variáveis. Apuração de dados. Apresentação tabular e gráfica de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Tópicos iniciais de amostragem. Noções de probabilidade. Distribuição binomial. Distribuição normal. Estimação de parâmetros populacionais. Distribuição t de student. Inferência estatística. Noções de correlação.

Nome: Tópicos em Saúde, Biologia e Envelhecimento

 

Créditos: 8 créditos

Ementa: Produção do conhecimento em saúde e Gerontologia. Projetos de pesquisa em saúde e Gerontologia. Dissertações e teses em saúde e Gerontologia. Análise e produção de artigos científicos em saúde e Gerontologia.

 

Disciplinas Eletivas - Gestão, tecnologia e inovação em Gerontologia

Nome: Tecnologia e inovação em Gerontologia

 

Créditos: 6 créditos

Ementa: Teorias que embasam a criação de novos paradigmas para o envelhecimento populacional e para uma imagem positiva da velhice. Uso da tecnologia por adultos mais velhos e seus desafios conceituais para a área. Concepção de tecnologia e meio ambiente para a vida independente e participação social das pessoas idosas. Cinco áreas da Gerontotecnologia: Saúde; Comunicação e governança; Habitação e atividades diárias; Mobilidade e transportes; Trabalho e Lazer.

Nome: Gestão organizacional em Gerontologia

 

Créditos: 6 créditos

Ementa: Reflexões sobre a função da gestão nas diversas configurações organizacionais em Gerontologia. Análise de oportunidades e desafios relacionados às redes de suporte ao público sênior. Planejamento e execução de serviços relativos ao processo de envelhecimento. Estudos e reflexões acerca dos direitos constitucionais e infraconstitucionais, do direito à cidade e das políticas públicas de atenção ao idoso. Análise financeira de balanços, custos, e o valor do dinheiro no tempo.

Nome: Tópicos em gestão, tecnologia e inovação em Gerontologia

 

Créditos: 8 créditos

Ementa: Produção do conhecimento em gestão, tecnologia e inovação em Gerontologia. Projetos de pesquisa em gestão, tecnologia e inovação em Gerontologia. Dissertações e teses em gestão, tecnologia e inovação em Gerontologia. Análise e produção de artigos científicos em gestão, tecnologia e inovação em Gerontologia.

Nome: Seminários Avançados de Pesquisa em Gerontologia

 

Créditos: 8 créditos

Ementa: Produção do conhecimento em gerontologia.

 

Disciplina Obrigatória para Bolsista

Nome: Capacitação para docência no Ensino Superior 1

 

Créditos: 6 créditos

Ementa: Participação na elaboração, implementação e avaliação do plano de ensino junto com o professor responsável por uma disciplina de graduação. Preparação e desenvolvimento de aulas teóricas e/ou práticas com supervisão do docente responsável pela disciplina da graduação. Acompanhamento das atividades do docente no desenvolvimento de uma disciplina da graduação Participação no processo de avaliação da disciplina da graduação, com supervisão do docente responsável. Reflexões sobre a prática docente no ensino superior: habilidades e desafios do ensino superior.